Shiatsu

O QUE É O SHIATSU ?

Vamos conhecer um pouco mais sobre a técnica do Shiatsu, que significa “pressão com os dedos”!
A massagem Shiatsu é uma técnica oriental que aplica a pressão em determinados pontos e áreas do corpo.
É executada pressionando os polegares, dedos e palmas das mãos sob o corpo com o objetivo de liberar a energia bloqueada, corrigindo as disfunções internas, promovendo a saúde e até auxiliando no tratamentos de doenças específicas.

Essa terapia baseia-se nos princípios da medicina oriental, o seu foco não é necessariamente curar a doença, mas normalizar a fluidez da energia vital, dando condições ao organismo para eliminar a enfermidade de forma natural!

A massagem pode ser essencial para o corpo e para a alma, trazendo benefícios incríveis, quando entendida como terapia. Ela ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e aliviando as tensões ao longo do corpo, além disso também estimula e acelera a eliminação de toxinas. Já pelo lado emocional, a massagem tem o poder de relaxar e equilibrar nossa mente!

Os principais benefícios do Shiatsu

Agora vamos falar sobre as principais doenças ou dores que a massagem Shiatsu pode trazer alívio e/ou auxiliar no processo de cura:

Por ser uma experiência profundamente relaxante, o tratamento regular pode trazer benefícios mais rapidamente,
como aliviar o estresse, doenças e manter a saúde e bem-estar do corpo, trazendo uma sensação de equilíbrio,
leveza e vitalidade.

COMO FUNCIONA?

No oriente, a energia vital, chamada “Ki”, é a energia de todos os seres vivos existentes. Ela flui pelo corpo formando canais energéticos, nomeados “meridianos”, e o fluxo livre de energia pelo corpo é essencial para a saúde física, emocional e intelectual. Porém, sempre existem perturbações neste fluxo, tendo ou déficit ou acúmulo de Ki em determinadas áreas do corpo. E é a partir desses distúrbios que se originam o que conhecemos como doenças.

No Shiatsu os terapeutas atuam nos meridianos, aplicando pressão sobre eles para liberar o fluxo energético que está prejudicado, estimulando o mecanismo de auto-regulação, dando saúde, fortalecendo o corpo, e aumentando a alegria de viver, por meio do reequilíbrio físico e energético. Ou seja, é uma alternativa preventiva, dando ênfase à saúde e não à doença.