Massagem Desportiva
A Massagem Desportiva é uma técnica muito eficaz para quem pratica esportes e sofre de dores ou lesões nos músculos causados por tensão. Ela é uma grande aliada para a recuperação da musculatura, pois melhora a circulação sanguínea e auxilia na eliminação das toxinas presentes na musculatura após um treino intenso!
Como é feito a massagem?
✓Com o auxílio de um creme hidratante ou um óleo específico, faça movimentos (com os dedos) indo da coxa até o joelho do colega, acompanhando a fibra muscular.
✓Nos braços, faça movimentos (com os dedos) indo do ombro até a mão do colega.
✓No final da massagem, a tensão muscular já não mais existirá.
Quais as técnicas?
A Massagem desportiva é uma técnica indicada para atletas amadores ou profissionais, pois ela trabalha com a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões. Portanto possui uma sequência de manobras de deslizamento, fricção, amassamento, percussão, vibração e movimentação.
INDICAÇÃO DA MASSAGEM DESPORTIVA
As principais indicações para ser realizar um programa de massagem desportiva são:
- ajudar no relaxamento (pós treino ou prova), efeito estimulante (pré treino ou prova),
- alívio de dores,
- prevenir lesões, pois atua na melhora da circulação sanguínea e promove o relaxamento da musculatura
- o controle da ansiedade e da dificuldade em dormir, causadas pela tensão física e o mal-estar.
- tratamento de lesões principalmente quando há edema (inchaço) e aderências (tecido cicatricial).
Qual a origem da massagem desportiva?
A massagem desportiva foi bastante utilizada nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, aproximadamente 700 anos antes de Cristo. Nessa época a comunidade médica já concordava que, quando se pressionava a musculatura dos atletas, os desportistas recuperavam muito mais rapidamente do cansaço ou lesões.
Porém foi Hipócrates (o pai da Medicina Moderna) em 460a.C. que aperfeiçoou a Técnica da Massagem Desportiva. Nessa época, a massagem visava fazer com que os tecidos ficassem mais maleáveis, impedindo rupturas e torções.
Os principais sintomas apresentados por atletas que se submetem a intensos esforços físicos são as dores musculares, dores nas articulações, inflamações dos tendões e da cavidade anatômica.
Quando o sistema musculoesquelético está sobrecarregado, o desportista fica vulnerável ao traumatismo. Enquanto ele segue um programa de treino aparentemente normal, por exemplo, ele pode sofrer uma lesão aguda, como uma distensão muscular, deslocações das articulações e fraturas, pelo esforço violento.
Graças à massagem desportiva, o Fisioterapeuta pode combater as principais dores musculares e dores de ordem geral, que alguns atletas parecem aceitar como atributo normal das atividades físicas, o que, geralmente, é erroneamente feito a partir do uso de drogas, que apresentam diversos efeitos colaterais.
No caso de lesões específicas, a Massagem Desportiva pode principalmente trabalhar as áreas diminuindo e melhorando os sintomas além de, graças à sensibilidade do Fisioterapeuta, poder identificar e trabalhar os pontos que ainda não se tornaram lesões, Desse modo prevenindo-as.
Por essa razão, cada tratamento pode ser exclusivamente adequado às necessidades específicas do desportista, em cada eventualidade, aplicando diferentes técnicas que produzem resultados específicos, conforme a necessidade do atleta.
Para cada situação, portanto, são utilizadas pelo Fisioterapeuta combinação de técnicas direcionadas conforme a necessidade específica do atleta para sua reabilitação.