FISIOTERAPIA
O que é Fisioterapia e para que serve?
Fisioterapia é uma ciência da saúde que se aplica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano. Para desempenhar as atividades o fisioterapeuta precisa entender as estruturas e funções do corpo humano, por isso para atuação na área é necessário formação superior, muitas vezes acompanhada de uma especialização no segmento de atuação.
Segundo a WCHPT (Confederação Mundial de Fisioterapia), a Fisioterapia é definida como a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo de toda a sua vida. O seu principal interesse e objetivo é identificar e maximizar a qualidade de vida e de potencial de movimento de cada pessoa, dentro das áreas da promoção, prevenção, tratamento, intervenção, habilitação e reabilitação da saúde.
Na sociedade, o fisioterapeuta é visto como um profissional apto a evitar e a tratar lesões de pessoas de todas as idades. Mas na verdade a área é muito mais ampla e capaz de atender diversos quadros, sejam temporários ou crônicos. A partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado, o qual varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada.
Os 5 maiores
benefícios que os pacientes têm ao fazer Fisioterapia.
As pessoas que fazem tratamentos fisioterápicos melhoram a postura e a simetria corporal. Isso é muito importante para evitar dores e lesões na lombar e em outras partes do corpo.
A Fisioterapia ajuda a tratar e prevenir doenças crônicas, como obesidade, pneumonia, hipertensão e diabetes.
Atletas e pessoas comuns que gostam de praticar exercícios físicos conseguem ter mais produtividade nas atividades esportivas quando realizam tratamentos fisioterápicos.
Doenças respiratórias, como a asma e a bronquite, também podem ter os seus quadros amenizados quando o paciente faz tratamentos de Fisioterapia.
As causas da insônia são diversas. Entre elas destacam-se o bruxismo, a má simetria corporal e os problemas de respiração.
O que faz um Fisioterapeuta?
O fisioterapeuta inicia um atendimento realizando um diagnóstico fisioterapêutico do paciente. Ele analisa e interpreta exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identificar alguma possível lesão. Observa também os movimentos do paciente, se tem dificuldade motora ou sente dor.
A partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado. O tipo varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada, podendo ser:
- Aplicação de massagens
- Exercícios físicos
- Tratamento a base de frio e calor
- Exercícios na água
- A primeira parte do tratamento é realizada na presença do fisioterapeuta, que acompanha cada movimento e orienta o paciente no exercício, identificando o progresso no restabelecimento dos movimentos.
Uma fase posterior do tratamento também pode consistir em exercícios que o paciente fará sozinho, em sua casa. Neste caso, o fisioterapeuta ensina os movimentos que deverão ser feitos e orienta sobre a frequência e força que deve ser aplicada em cada um deles.
O fisioterapeuta reavalia o paciente regularmente para identificar a melhora em seu quadro geral de saúde e ajustar o tratamento. Em geral, ele mantém uma ficha de avaliação corporal, onde anota alguns dados pessoais, hábitos, possíveis queixas de dor e histórico familiar de doenças.
Fisioterapeuta é o profissional da área de saúde, a quem compete executar métodos e técnicas fisioterápicas, com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.
A Fisioterapia baseia-se na compreensão e no estudo das ciências biológicas e da saúde, fundamentando suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, tais como, ciências morfológicas, ciências fisiológicas, patologia, bioquímica, biofísica, biomecânica, cinesia, além das disciplinas comportamentais e sociais. O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) integridade de órgãos, sistemas ou funções.
São muitas às Áreas de atuação da Fisioterapia e também muitos são os recursos usados da Prática desta ciência que desde os tempos antigos já praticavam o Tratamento e Reabilitação. Muito se aperfeiçoou e foi criado para dar suporte e assessoria a está brilhante parte das ciências médicas responsável por dar o toque final de Cura e Reabilitação na maioria dos Tratamentos Médicos envolvendo a estrutura do nosso corpo.
O fato é que os procedimentos da Fisioterapia contribuem para a prevenção, cura e recuperação da saúde. Para que o fisioterapeuta eleja os procedimentos que serão utilizados, ele terá de proceder à elaboração do diagnóstico Cinesiológico Funcional identificando a abrangência da disfunção, assim como acompanhar a resposta terapêutica aos procedimentos indicados pelo próprio profissional.