TENS

TENS

O que é o TENS?

O TENS Consiste num aparelho eléctrico (ligado à electricidade ou, no caso de ser portátil pode ser a pilhas ou com bateria), em que é regulada a intensidade dos estímulos a serem aplicados. Possui pequenos elétrodos que são colocados em contacto com a pele na região da dor, fazendo com que a corrente eléctrica atinja os músculos e nervos.

Os impulsos eléctricos de baixa frequência estimulam a produção de endorfina, que promove o alívio da dor. Se forem aplicados impulsos eléctricos com frequência alta e baixa intensidade, a analgesia ocorre devido a um bloqueio dos sinais nervosos de dor que não são enviados ao cérebro.

Para que serve?

A Neuroestimulação Eléctrica Transcutânea (TENS, do inglês Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation) é usada para alívio da dor em processos crônicos ou agudos. No âmbito do tratamento em Fisioterapia, a TENS é uma das técnicas mais utilizadas nos tratamentos de fisioterapias.

A TENS é um recurso de electroterapia muito utilizada para alívio da dor, como por exemplo, dores derivadas da artrite, dor lombar, nevralgia, dor cervical, tendinite, nevralgia cervicobraquial, dor ciática, entorses, luxações, epicondilite, dor pós-operatória, entre outras.

Como é feito o Tratamento

O tratamento com TENS pode ser aplicado entre 15 a 30 minutos e é coadjuvante de outros tratamentos realizados em Fisioterapia. É parte integrante do plano de tratamento – quando indicado após avaliação com os nossos Fisioterapeutas – e em conjunto com as várias técnicas terapêuticas indicadas a cada caso, obtêm-se resultados eficazes.

Benefícios

Pode ser utilizada na maioria dos pacientes apresentando poucas contra-indicações que devem ser avaliadas.

As principais Contra-Indicações são:

Pacientes com pacemaker;
Doença cardíaca ou disritmias;
Grávidas ou a amamentar;
Doenças de pele no local a tratar;
Pacientes com epilepsia;
Sobre local com material de osteossíntese.