Ventosaterapia

VENTOSATERAPIA

Ventosaterapia

A Ventosaterapia é um tipo de procedimento que possui diversos benefícios para o paciente, como a desintoxicação dos tecidos e oxigenação da pele, assim como o alívio de dores nas articulações. Essa terapia é considerada não invasiva e eficaz.
A ventosaterapia, que utiliza a sucção como forma terapêutica, tem o objetivo de estimular uma melhor circulação sanguínea.

Principais benefícios

O tratamento com ventosas pode ser indicado para eliminar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés, dor nas articulações, sendo também um bom complemento no tratamento da celulite.

Embora seja relativamente seguro, o tratamento com ventosaterapia possui algumas contraindicações e, por isso, não deve ser aplicado em pessoas que apresentam:

  • Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
  • Varizes;
  • Feridas;
  • Febre;
  • Fratura no local a ser tratado.
  • Além disso, o tratamento com ventosas também deve ser evitado durante a gravidez, especialmente se não existir supervisão médica.

Algumas situações que não são contraindicações absolutas mas que necessitam de mais atenção ao usar este tipo de tratamento são: pessoas com pressão alta descontrolada, logo após praticar exercícios e sua aplicação em áreas que não tenham uma boa camada muscular, tendo mais extremidades ósseas proeminentes.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE VENTOSA E VENTOSATERAPIA?

A ventosa é o instrumento, com formato parecido a um copo, enquanto a ventosaterapia é a terapia de aplicação da ferramenta na pele, resultando na sucção dos tecidos superficiais do paciente. Veja outras diferenças: